NOTÍCIAS
Imprimir

12/12/2013 - 11:53

Soledade presta homenagem aos 45 anos da UPF

Reitoria da Instituição esteve no município para encontro com representantes de entidades e para receber homenagem da Câmara de Vereadores

Foto: Leonardo Andreoli
Comunidade de Soledade parabenizou a UPF pelos 45 anos e apresentou demandas em encontros com a Reitoria
Exibir em nova janela
Confira a reportagem da UPFTV

A comunidade de Soledade homenageou a Universidade de Passo Fundo (UPF) pelos 45 anos completados em 2013. Em dois momentos, a Reitoria da Instituição teve a oportunidade de se encontrar com representantes de entidades, autoridades e comunidade na segunda-feira (09/12). Além das homenagens, os dirigentes receberam demandas que serão avaliadas e, de acordo com a possibilidade, atendidas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e regional. Na oportunidade também foi assinado um termo de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico entre a UPF, Prefeitura de Soledade, Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (Condasb), Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e Agência de Desenvolvimento Botucaraí (AGDB).

Na sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores, os representantes de cada bancada enfatizaram as contribuições da Universidade para o desenvolvimento do município. De acordo com o presidente da Casa Legislativa, David Libero Gueller, a homenagem aos 45 anos da UPF representa também a gratidão da comunidade. “É com muito orgulho e satisfação que presido essa sessão para fazer essa merecida homenagem. Eu não tive a oportunidade de cursar um curso superior, mas sei que meus filhos, netos e bisnetos terão”, enfatizou sobre a importância da existência da UPF para o desenvolvimento das pessoas.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destacou alguns pontos sobre a história da Instituição ressaltando que ela foi planejada e desejada pela comunidade, enfatizando os esforços do Consórcio Universitário Católico e da Sociedade Pró-Universidade que deram origem à UPF. “Para a Universidade é motivo de orgulho estar em uma comunidade pujante e vibrante, como é a de Soledade, e que quer uma participação e um envolvimento cada vez maior com a Instituição. Recebemos com muita alegria a manifestação da Câmara de Vereadores, do prefeito e das lideranças da comunidade celebrando com eles os nossos 45 anos”, comemorou. O professor José Carlos acrescentou que a Universidade tem projetos de investimentos e crescimento em Soledade. “Estamos levando uma pauta de reivindicações que será analisada e quem sabe, a curto e médio prazo, possamos interagir ainda mais com a comunidade. Uma delas já respondemos afirmativamente que diz respeito a parceria com o Hospital Frei Clemente. O pedido vem ao encontro dos propósitos da Instituição e vejo que de forma rápida devemos interagir com eles”, antecipou.

Desenvolvimento regional
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Catâneo, destacou que ao longo dos 45 anos de existência a UPF contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de toda a região norte do Estado.  “A UPF tem interferência direta no desenvolvimento cultural, do conhecimento, econômico e social da região, por isso o nosso reconhecimento. Aqui em Soledade agradecemos a oportunidade de contarmos com a Instituição”, agradeceu.

O diretor da UPF Campus Soledade e presidente do Corede Botucaraí, Idioney Oliveira Vieira, observou que a criação da UPF tem um forte vínculo com o município de Soledade. Dois dos idealizadores da Instituição são soledadenses, o Dr. César Santos e o Dr. Ressoly dos Santos. Instalada oficialmente no município desde janeiro de 1984, o Campus atende hoje, diariamente, cerca de 800 alunos e, semanalmente 125 professores. Diversos projetos de extensão são mantidos, entre eles, o Atleta do Futuro, o Sajur e, mais recentemente, o Balcão do Consumidor. “Na área da pesquisa temos forte atuação com o Centro Tecnológico de Gemas e Joias”, lembrou.

Termo de cooperação
O termo de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico foi assinado durante encontro com lideranças e autoridades realizado no auditório do Campus. O presidente da Amasbi e prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, destacou que o objetivo é estabelecer um conjunto de esforços para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da cooperação cientifica, tecnológica e formação de recursos humanos nas mais diversas áreas. “Por isso a importância da participação da Universidade que está consolidada em toda região. Precisamos qualificar professores, formar novos docentes, qualificar os servidores e para isso tudo desenvolver ações articuladas a fim de construirmos dias melhores para a comunidade”, disse. Em toda a região abrangida pelo convênio, deve ser beneficiada direta e indiretamente uma população de cerca de 115 mil pessoas.

Participaram ainda das atividades o juiz de Soledade, José Pedro Guimarães, o presidente da Associação das Câmaras de Vereadores da Serra do Alto do Botucaraí, Moacir de Oliveira Ortiz, o presidente do Centro Acadêmico de Soledade, Adam Felipe Brum, entre outras autoridades, lideranças, representantes de entidades, professores, acadêmicos e comunidade do município. O grupo de seresta Cantares e Luares do Creati também realizou uma apresentação regido pelo maestro Ademir Camargo.
 






Mais Notícias