NOTÍCIAS
Imprimir

11/11/2013 - 17:00

Comunidade de Casca homenageia a UPF pelos seus 45 anos


Foto: Carla Vailatti
Sessão solene da Câmara de Vereadores destacou a trajetória da UPF e sua importância para a região

A Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) reuniu-se com representantes de diversos municípios da região de Casca na tarde de quinta-feira, 07 de novembro. O encontro integrou as comemorações dos 45 anos da UPF e foi realizado na Câmara de Vereadores de Casca. Após a troca de ideias com a comunidade, os vereadores daquele município realizaram uma Sessão Solene em homenagem à Universidade pela passagem do seu aniversário, bem como destacaram suas contribuições para o desenvolvimento regional. A UPF possui um campus em Casca desde 1992, onde já se formaram mais de dois mil egressos.

Participaram o reitor José Carlos Carles de Souza, a vice-reitora de Graduação Neusa Rocha, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor de Meira Junior. O prefeito de Casca Alan Martins das Chagas foi o mediador do debate, do qual participaram prefeitos, secretários, vereadores e representantes de entidades, como Associação Comercial e Industrial de Casca (Acic), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, além de empresários e outras lideranças de aproximadamente 20 municípios da região. Entre as demandas apresentadas destacam-se a oferta de novos cursos de graduação no Campus Casca, a disponibilidade de cursos profissionalizantes, especialmente voltados às agroindústrias, e a busca de parcerias para a construção de um centro de eventos.

O reitor considerou pertinentes as sugestões da comunidade e afirmou que, após uma análise mais completa, será possível viabilizar a melhor forma de contemplá-las. “O Campus Casca é muito importante para a UPF, nossa intenção é manter um contato direto com a comunidade e fortalecer nossos vínculos. É com muita satisfação e com o compromisso de continuar com parcerias que fomentam o desenvolvimento da região que recebemos essa homenagem”, salientou o professor José Carlos.

Na opinião do diretor do Campus Casca, Nélio Cerbaro, a UPF desempenha um papel fundamental para o crescimento da região, mas ainda há espaço para novas contribuições. “Hoje oferecemos seis cursos de graduação, duas pós-graduações e um curso técnico. Casca e os municípios vizinhos têm uma vocação muito forte para o crescimento, por isso demandam sempre por propostas inovadoras”, lembrou.

O prefeito Alan Martins das Chagas agradeceu à reitoria pela presença. “Nosso município conta com um campus da UPF há mais de 20 anos, o que é motivo de orgulho. O fato da reitoria estar aqui hoje, nos ouvindo, mostra que a UPF tem interesse na nossa região, que também se empenha pelo crescimento da Instituição. É uma parceria exitosa”, afirmou.

Homenagem
Por sugestão do presidente da Câmara de Vereadores de Casca, Leandro Simonetto, a Casa prestou uma homenagem à UPF pelos seus 45 anos. “A UPF tem uma importância singular não só para Casca, mas para toda a região. Grande parte das lideranças presentes nessa solenidade e seus familiares tiveram nessa Universidade sua formação, bem como outras pessoas que fazem a diferença em nossa região”, justificou o vereador. A ocasião ficou marcada por meio de uma placa, entregue ao reitor pelo proponente da homenagem.

O Grupo de Musicografia Braile da UPF participou das atividades com apresentações musicais.






Mais Notícias