NOTÍCIAS
Imprimir

06/11/2013 - 17:24

1° Ciclo de Palestras da UPFTec debate a Propriedade Intelectual na Prática


Foto: Laíssa França Barbieri
Ciclo de Palestras da UPFTec deve continuar em 2014

A Divisão de Intercâmbio em Ciência e Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (UPFTec) realizou no dia 05 de novembro, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), mais uma atividade do 1º Ciclo de Palestras pela Inovação – Perspectivas e Desafios para a Universidade. Na oportunidade, o advogado Gustavo Bahuschewskyj Corrêa palestrou sobre o tema Propriedade Intelectual na Prática.

Dentre as questões abordadas, o convidado apresentou os conceitos de patente, desenhos industriais e marcas, que estão ligados à temática da Propriedade Intelectual, que refere-se ao direito do autor sobre a obra que produziu, tais como um livro, uma música e uma marca. Segundo o palestrante, patente é uma concessão conferida pelo Estado para a exploração exclusiva de uma invenção por um determinado período de tempo. Já o desenho industrial é a forma ornamental de um objeto ou um conjunto ornamental que possa ser aplicado a um produto, e as marcas são sinais distintivos, visualmente perceptíveis e compreendidos em produções legais.

De acordo com Corrêa, as patentes e as marcas são importantes parâmetros para realizar uma avaliação econômica e competitiva das empresas. “Elas geram valor e competitividade às organizações que protegem e defendem suas marcas”, comentou.

Cases em desenvolvimento

Após a palestra, houve a apresentação de dois cases que também retrataram assuntos sobre a Propriedade Intelectual. A empresa Kunh do Brasil foi representada pelo gerente de engenharia, Diogo Serro, que explanou sobre o trabalho desenvolvido pela organização. Já os professores da UPF, Charles Leonardo Israel e Luiz Eduardo Spalding, relataram sobre os trabalhos desenvolvidos na Universidade relacionados com a temática em questão.

A atividade foi a última realizada em 2013. No próximo ano, o Ciclo de Palestras Pela Inovação – Perspectivas e Desafios para a Universidade deve continuar.
 


Mais Notícias